A Assembleia Legislativa de Mato Grosso votou no início da noite desta terça-feira (5) o parecer feito pela Comissão de Ética da Casa de Leis, que indica a soltura do deputado estadual Mauro Savi (DEM). Ele está preso desde o dia 9 de maio, durante a deflagração da Operação Bônus, segunda fase da Operação Bereré, acusado de liderar um esquema de desvios milionários no Detran (Deparrtamento Estadual de Trânsito).
No total, foram 14 votos favoráveis, cinco abstenções e cinco ausentes. Como o Legislativo possui 24 deputados, eram necessários 13 votos para a aprovação do parecer.
Se abstiveram de votar os deputados estaduais Eduardo Botelho (DEM), Nininho (PSD), Baiano Filho (PSDB), Romoaldo Júnior (MDB) e José Domingos Fraga (PSD). Eles também foram denunciados pelo Ministério Público Estadual na mesma operação acusados de terem sido conviventes com os desvios.
Não compareceram à sessão desta noite os deputados Zeca Viana (PDT), Wilson Santos (PSDB), Valdir Barranco (PT), Dilmar Dal Bosco (DEM) e Sebastião Rezende (PSC). Conforme prometido, o presidente da AL, Eduardo Botelho, não comandou a sessão, função essa que coube ao deputado Oscar Bezerra (PSB).
Agora, o parecer pela soltura será encaminhado pela Mesa Diretora do Legislativo ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Ele será analisado pelo desembargador José Zuquim Nogueira, relator do caso.
O magistrado havia enviado, dias após a prisão de Savi, um ofício aos representantes do sistema prisional para que não aceitasse alvará de soltura emitido pela Assembleia Legislativa. Zuquim pode rejeitar sozinho a emissão do alvará de soltura, ou submeter para apreciação do pleno do TJ o parecer da Assembleia.
PLACAR DOS DEPUTADOS E COMO VOTOU CADA UM
Dilmar Dal’Bosco – ausente
Gilmar Fábris – sim
Wagner Ramos – sim
Eduardo Botelho – absteve
Baiano Filho – absteve
Dr Leonardo – sim
Marcrean – sim
Max Russi - sim
Nininho – absteve
Pedro Satélite – sim
Saturnino – sim
Sebastião Rezende – ausente
Wancley – sim
Wilson Santos – ausente
Guilherme Maluf – sim
Oscar Bezerra – sim
Romoaldo Junior – sim
Silvano Amaral – sim
Zé Domingos Fraga – absteve
Allan Kardec – sim
Janaína Riva – sim
Zeca – ausente
Valdir Barranco – ausente