O publicitário Neil Ferreira, criador da campanha que transformou o Leão em símbolo do Imposto de Renda no país, morreu nesta terça-feira (7), segundo informou o Hospital Albert Einsten. O corpo deverá ser cremado ainda nesta quarta, no cemitério Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo. A causa da morte não foi informada.
Na biografia de Ferreira, estão a criação do "Baixinho da Kaiser", do "Leão do Imposto de Renda (1978)" e da "Morte do Orelhão", ou "Vandalismo", comercial criado na década de 80.
Ferreira teve seu nome vinculado à DPZ – atual DPZ&T –, onde entrou em 1977 e se tornou uma das lideranças ao lado dos fundadores Roberto Duailibi, Francesc Petit e José Zaragoza, que morreu em maio deste ano. As informações são do Clube de Criação, entidade sem fins lucrativos, fundada em 1975 por publicitários.
Em nota, a DPZ&T lamentou a morte do publicitário. "Criador de grandes campanhas que entraram para a história da propaganda brasileira, Neil foi um dos ícones do nosso mercado e teve sua história profundamente ligada à da agência."