O prefeito interino, Carlos Sirena completou 100 dias no comando da administração municipal. Desde o afastamento da prefeita, pela justiça, ele teve que tomar medidas amargas para conter gastos e diminuir a folha de pagamento que já bate no limite prudencial estipulado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).
“A administração pública de Juara desde há muito gasta mais do que arrecada e cada prefeito que assume experimenta uma maneira de enxugar a máquina para poder trabalhar com alguma tranquilidade. É o que estou fazendo” afirma Sirena.
Organizar as contas públicas não é tarefa fácil, mas é possível, com determinação, sem politicagem, sem empreguismo como comumente se vê Brasil afora. Os gargalos da Prefeitura Municipal são enormes, falta recurso, nem todos pagam seus impostos em dia e para se ter uma ideia, cerca de R$ 20 milhões é a dívida do contribuinte com o IPTU.
O prefeito Carlos Sirena já tomou várias medidas para amenizar este quadro, tais como, a demissão de funcionários comissionados e agora anuncia mudanças nas secretarias, na tentativa de estancar a sangria de recursos públicos consumidos pela folha de pagamento.
Entre as medidas que Sirena adotou para conter despesas foi a unificação de secretarias e esta atitude vai economizar cerca de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) por mês.
Confira como fica o novo quadro:
01- Secretaria de Turismo foi anexada a Secretaria de Assistência Social e Diversidade Cultural,
02- Secretaria de Indústria e Comércio foi unida a Secretaria de Agronegócio e Meio Ambiente,
03- Secretaria de Administração passa para a responsabilidade de Márcio Fernandes Araújo, servidora efetiva da Prefeitura Municipal.
04- Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude foi anexada a Secretaria de Educação e terá um coordenador.
05- Alzira Maria Piva que estava na Secretaria de Planejamento e Gestão vai auxiliar na Chefia de Gabinete e
06- Secretaria de Planejamento e Gestão assume o engenheiro Joaquim Tolovi Junior.