Um carregamento de cerca de 450 kg de cocaína pura e basta base foi apreendido pela Polícia Civil, em Primavera do Leste (a 231 de Cuiabá), em investigações da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), que desencadeou a operação "Blindagem", neste domingo (12), resultando também na prisão de quatro homens. A droga abasteceria o Estado de São Paulo.
Além da droga, cerca de R$ 3 mil, em espécie, duas carretas e um veículo foram apreendidos com os suspeitos, Joel da Silva Cordeiro, 67, José Luiz Pereira da Cruz, 48, Flavio Alves de Lima, 34, e Marcos Farias Queiroz, 32. Os quatro foram autuados em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Os suspeitos Joel e Flávio são oriundos de São Paulo e vinham para Mato Grosso buscar a droga. Os presos Marcos e José Luiz são de Campo Verde e mantinham sociedade no comércio de entorpecente em grande quantidade. Outros integrantes da quadrilha serão investigados e as diligências continuam para apreensão de possíveis armamento.
As investigações começaram após informação referente a carretas que eram abastecidas na região, com entorpecente vindo da fronteira. Posteriormente, os veículos seguiam com a droga para ser comercializada em outro Estado.
Com base nas suspeitas, os investigadores realizaram levantamentos com objetivo de qualificar os envolvidos. Durante diligência e campanha iniciada na noite de sábado (11), com auxílio do Grupo de Resposta Rápida (Garra), os policiais conseguiram identificar uma carreta, possivelmente carregada com droga.
Em acompanhamento do veículo, a equipe efetuou abordagem no início desta manhã, nas proximidades de Primavera do Leste. Na carreta foi encontrado mais de 370 kg de pasta base de cocaína (cloridrato).
Nas investigações, os policiais chegaram até um sítio, em Campo Verde, usado para o abastecimento da droga, onde localizaram mais cerca de 80 kg da mesma substância entorpecente. No local, foram presas três pessoas.
Operação
A operação “Blindagem” foi realizada pelas equipes da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), Delegacia Regional, ambas de Primavera do Leste, com apoio da Delegacia de Polícia de Campo Verde e do Grupo Armado de Resposta Rápida (Garra).
A delegada da Derf de Primavera do Leste, Anamaria Machado Costa, diz que o resultado positivo da operação decorreu do empenho das equipes de policiais civis, que não mediram esforços para o êxito e sucesso dessa investigação.
“Agradeço o delegado Mario de Campo Verde, o delegado regional Rafael, além do apoio incondicional do doutor juiz de direito Alexandre Pampado e do doutor promotor Adriano, que acompanham diretamente nossas ações de combate a criminalidade”, destaca.
A droga está sendo periciada e pesada pela Politec. Uma equipe da Gerência de Operações Especiais (GOE) foi deslocada para segurança do entorpecente. (Com Assessoria)