O Comando Militar do Leste, vinculado ao Comando do Exército, fez uma licitação para comprar mantimentos que incluíam uma lista com duas toneladas de camarão, 109 potes de caviar e milhares de garrafas de bebidas alcóolicas, como vinhos nacionais e importados, uísque, cachaça e espumante.
O custo estimado inicialmente para o banquete é de R$ 6,5 milhões, de acordo com reportagem do UOL. Questionado pela reportagem, o Exército disse que esses artigos não serão destinados aos quartéis, mas sim, ao abastecimento dos restaurantes e bares de dois hotéis da corporação no Rio de Janeiro e serão vendidos aos hóspedes.
Esses hotéis são frequentados por militares, seus dependentes e servidores civis das Forças Armadas. Quem não é vinculado ao setor, só pode se hospedar nestes locais com autorização.
De acordo com a reportagem, o processo de licitação começou em maio e ainda está em andamento.
A compra de produtos refinados se dá justamente no momento em que o governo enfrenta pressões da economia e precisa cortar gastos. Neste ano, a quantidade de vinho licitada, por exemplo, é 20% maior do que a de 2016, quando um edital semelhante foi lançado.