O desembargador da 3ª Câmara Criminal de São Luiz (MA), Tyrone José Silva concedeu, há pouco, o pedido de revogação de prisão feito pela defesa do vereador, Alexandre Rodrigo Ribeiro Vieira (PSC), de Guarantã do Norte. “Defiro a liminar pleiteada para conceder liberdade provisória ao acusado, devendo ser colocado em liberdade salvo se por outra razão estiver preso”, consta, no trecho da decisão. Alexandre está preso no Ferrugem, em Sinop, desde o dia 9 deste mês.
Segundo o advogado Pedro Henrique Gonçalves, a previsão é que o vereador seja solto ainda hoje. “Estamos correndo para conseguir essa liberação. Tem todas as burocracias necessárias, mas acreditamos nessa possibilidade. Agora ele poderá responder o processo e demonstrar a sua inocência no final”, disse.
Antes da decisão do desembargador, o juiz da 4ª Vara Criminal, José de Ribamar Goulart Heluy havia negado pedido de liberdade, apontando que a prisão preventiva deveria ser mantida.
O parlamentar é acusado de tentar matar Marcelo Dias Câmara, com golpes de faca, em agosto de 2000, em uma parada de ônibus do campus da Universidade Federal do Maranhão. Dois dias antes, alguns colegas passaram a provocar o acusado, em uma praça. No dia do fato, quando a vítima desceu do ônibus foi surpreendida pelo acusado, que na época tinha 20 anos. Houve a intervenção de um homem que, ao ouvir os gritos, prestou socorro, consta no inquérito.
A justiça descobriu em setembro de 2014, através do sistema de Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que o vereador tinha cadastro no órgão, em Guarantã do Norte e o juiz encaminhou mandado de prisão preventiva.