O prefeito de Novo Horizonte do Norte, a 663 km de Cuiabá, Silvano Pereira Neves (PSD) foi notificado a impedir o uso de veículos oficiais para fins particulares naquele município, sob risco de ser denunciado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) e à Justiça. O G1 não localizou a defesa do gestor.
A notificação foi feita pelo Ministério Público Estadual (MPE), após confirmação de denúncia de que, com o consentimento do prefeito, foram utilizados maquinários para o cascalhamento de uma estrada vicinal que dá acesso a três propriedades particulares, sendo uma delas de posse do ex-prefeito do município, João Antônio de Oliveira.
De acordo com o MP, caso a recomendação não seja cumprida e haja novos flagrantes de servidores e secretários municipais usando veículos oficiais para fins privados, uma representação será feita junto ao TCE e o prefeito poderá ser alvo de ação civil pública.
Na notificação o MPE recomenda que o prefeito divulgue a proibição a toda sua equipe administrativa e servidores municipais por meio de órgãos de imprensa oficial e local, bem como disponibilize o documento no mural da sede da prefeitura pelo período mínimo de 90 dias.
No documento o representante do MPE explica que “os veículos oficiais constituem bens públicos de uso especial, afetados, portanto, à finalidade pública e com a utilização voltada à realização de atividades de estado".
O empréstimo de veículos oficiais para particulares pode ser feito apenas em casos excepcionais, conforme o MP, "desde que haja autorização legal, atenda ao interesse público e não onere o erário”.