Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Crianças de escola social de música vão passar 4 dias acampadas no Pantanal para compor sinfonia com os sons da natureza

As crianças passaram 4 dias acampados em barracas ouvindo os sons dos animais. O grupo sai de Cuiabá no dia 30 deste mês e volta no dia 3 de julho.

Data: Quarta-feira, 27/06/2018 14:07
Fonte: G1 MT

Uma excursão para o Pantanal mato-grossense vai levar 15 crianças do Instituto Ciranda – Música e Cidadania, com idades entre 10 e 15 anos, para compor uma sinfonia com os sons da natureza. As crianças passarão quatro dias acampadas em barracas ouvindo os sons dos animais.

O grupo sairá de Cuiabá no dia 30 deste mês e voltará no dia 3 de julho. A composição musical será apresentada na temporada de 2019.

De acordo com o maestro Murilo Alves, a excursão ‘Aventura selvagem’ deve contar com a presença do compositor Bruno Avloglia.

“Eles vão passar os quatro dias na mata registrando os sons da natureza. Depois disso, voltaremos para nossa base e vamos transcrever as partituras e transformar isso em música”, explicou.

Segundo Murilo, o objetivo do projeto, além de compor a sinfonia, é levar as crianças para conhecer a natureza e, junto com a ecologia, unir a música, estudando timbres, notas e pausas.

“Esse projeto proporciona o encontro do aluno com os animais por meio do som. O instituto une crianças carentes e, a maioria, nunca foi ao Pantanal, conhecem os animais apenas por fotos ou televisão. Nesse processo, elas vão sair sabendo os nomes dos animais, como são e quais os sons que reproduzem”, ressaltou.

Murilo conta que pretende continuar com o projeto, pois é preciso trabalhar a sensibilidade das crianças e jovens e também aproximá-los da natureza.

“Pretendemos continuar com o projeto e ampliar para que cada vez mais crianças possam ter essa experiência”, disse.

 

Instituto Ciranda

 

O Instituto Ciranda é uma escola social de músicas, sem fins lucrativos, que, atualmente, reúne mais de 1,5 mil crianças e jovens. A escola tem 15 anos de atuação, com nove pólos no estado.

No instituo, o objetivo é a formação de novas orquestras e instrumentistas. Os alunos recebem instrumentos, uniformes e apostilas, e ‘o valor cobrado é a presença’.