Os fiscais do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT) estão no interior do Estado vistoriando obras com o objetivo de orientar os profissionais responsáveis e coibir o exercício irregular ou ilegal da arquitetura. Entre junho e início de julho serão visitadas Sapezal, Comodoro, Campo Novo do Parecis, Brasnorte e Juara.
As mais recentes visitas dos fiscais foram feitas em Barra do Bugres, Nova Olímpia e Tangará da Serra. Ao todo, o cronograma de fiscalização prevê a visita em mais de 60 municípios. “Vamos continuar coibindo irregularidades, levando a fiscalização para cidades ainda não visitadas pela nossa equipe técnica”, explica o presidente do CAU/MT, André Nor.
Conforme a coordenadora técnica responsável pelo planejamento do setor de fiscalização, Thatielle Badini Carvalho dos Santos, nas ações é exigida a apresentação do Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), que serve como comprovante de que a obra possui um profissional habilitado. Outra irregularidade comum é a ausência da placa de identificação da obra.
O conselho também pode realizar fiscalizações de obras in loco para averiguar denúncias recebidas de arquitetos e urbanistas quanto da população em geral. A denúncia pode ser realizada pelo site do CAU/MT (www.caumt.gov.br), clicar na aba “Serviços Online” e depois em “Denúncia”. Quanto mais informações o denunciante repassar, melhor para a eficácia das inspeções. Outras informações podem ser obtidas através dos telefones: 65 3028-4652 / 3028-1100.
A sede do CAU/MT está localizada na: Av. Historiador Rubens de Mendonça nº 2368. Salas 101,102 e 103 no Edifício Top Tower. Bairro Jardim Aclimação – Cuiabá/MT – CEP: 78050-000.