Após quase oito anos, a Salgadeira poderá voltar a receber a população a partir deste sábado (30). A data foi confirmada ao Circuito Mato Grosso pelo governo do Estado nesta quinta-feira (28). Esta já é a terceira data marcada pelo Executivo para a inauguração do Complexo Turístico da Salgadeira, localizado em Chapada dos Guimarães.
Conforme noticiou o Circuito MT na semana passada, o Complexo já está 100% reforçado e todas as obras foram finalizadas. Ainda assim, o governador Pedro Taques (PSDB) solicitou ao Ministério Público do Estado (MPE) um aditivo ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), celebrado por meio de secretarias, para adiar o prazo de entrega da obra.
Como justificativa, o governo informou a licitação em andamento, que tem por objeto a contratação temporária de uma empresa para fazer a administração do ponto turístico.
Uma novidade positiva aos turistas foi a liberação do banho na cachoeira, que, conforme apontou o próprio governo, já é considerado tradição pela população local. O uso do local foi liberado pelo MPE no início do mês, e deverá acontecer de forma controlada. Segundo as informações, serão permitidas apenas 45 pessoas em cada margem da cachoeira.
Fechado há oito anos
Fechado há quase uma década, o Complexo Turístico da Salgadeira foi interditado em 2010, devido a vários problemas ambientais, como a disposição de resíduos a céu aberto, causados pela ocupação e uso irregular do espaço ao longo dos anos. As obras de revitalização começaram em 2014 e deveriam ter sido entregues até a realização da Copa Mundo, no mesmo ano, mas ficaram paralisadas até 2016, quando a empresa Concremax assumiu o serviço e retomou os trabalhos.
Apesar disso, o local ainda não tem data firmada para abertura ao público, embora, apenas em 2018, já tenham sido anunciadas duas datas, que acabaram adiadas pelo Governo do Estado.
Primeiramente, foi adiada em razão “das fortes chuvas”, no dia 3 de abril. No último final de semana, o governador Pedro Taques determinou que se adiasse, mais uma vez, a entrega do local. Conforme as apurações, o governo não contratou uma empresa para administrar o Complexo, o que inviabiliza a inauguração.
Nova estrutura
A Salgadeira ganhou estrutura moderna e deve ficar mais organizada, funcionando com um complexo que abrange restaurante, loja de souvenir, área administrativa, playground, trilhas, mirantes, rampas, portas de acessibilidade e até um miniauditório. Quem for conhecer o local também encontrará com estacionamento com vagas para 100 automóveis.
No complexo, também deve haver 24 postes de iluminação com lâmpadas de LED movidas a energia solar, além da implantação de 540 metros de trilhas metálicas, por onde os visitantes deverão passear.