O Procon Estadual recebeu, de janeiro a junho 16.688 reclamações e foram realizados 10.679 atendimentos. A área de serviços essenciais foi a mais reclamada, ocupando o primeiro lugar do ranking, com 5.989 casos. O setor de assuntos financeiros, com 1.600 registros, ocupa o segundo lugar e, em terceiro lugar, com 1.456 está o de produtos.
O setor serviços privados ocupa o quarto lugar, com 1.104 registros. Em quinto está a categoria saúde com 295 procedimentos registrados. O sexto, com 128, é do setor de alimentos.
O Procon também informou a lista das 10 empresas que mais tiveram cobranças por parte dos consumidores que procuraram o órgão de forma presencial (também há atendimento on line). A Energisa Mato Grosso, concessionária de energia, liderou com 2.984 pedidos de providências feitos por consumidores. Em segundo está a Águas Cuiabá com 1.521 registros, em terceiro a Claro com 560 registros, em seguida a Telefônica Brasil com 368 registros e em quinto outra empresa de telefonia, a OI, com 282 registros.