Um incêndio de média proporção atinge o Parque Estadual Serra Azul em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo foi registrado nesse domingo (15). É o segundo incêndio nesse mês nessa localidade.
De acordo com os bombeiros, a suspeita é que o incêndio tenha origem criminosa.
Além dos bombeiros, membros de uma Organização Não Governamental (ONG) e funcionários da empresa responsável pelo parque também atuam no combate.
A operação foi feita ontem, suspensa no início da noite e deve ser retomada nesta segunda-feira (16).
“A nossa maior dificuldade é a questão do relevo. É um terreno acidentado, como em um vale. Não temos dimensão ainda da linha [do incêndio]. Mas o fogo continuou pela noite e a questão da fumaça incomoda bastante os moradores”, comentou ao G1 o tenente dos bombeiros, Ítalo Diniz dos Santos.
O parque Serra Azul tem 11 mil hectares e vegetação de cerrado. Foi criado como uma das 46 unidades de conservação do estado a partir da Lei nº 6.439, de 31 de maio de 1994.
No ano passado, a escadaria de acesso ao Cristo Redentor, no Parque Estadual Serra Azul, foi reaberta para os visitantes. O local estava fechado desde 2014 após um incêndio que destruiu 80% da mata.