Um dominicano e um boliviano foram presos com 340 kg de droga depois fazerem um pouso forçado na zona rural de Pontes e Lacerda, a 483 km de Cuiabá, na segunda-feira (16). De acordo com a Polícia Civil, a droga avaliada em R$ 5 milhões era trazida da Bolívia.
Avelino Astácio Santana, de 59 anos, nacional da República Dominicana, e o boliviano José Arias Aguirre, de 47 anos, devem responder por tráfico internacional de drogas e associação criminosa.
O G1 não conseguiu contato com a defesa deles.
As diligências em busca da aeronave começaram após boatos da suposta queda do avião a cerca de 60 km da zona urbana do município.
Os policiais foram até o local indicado e encontraram a aeronave de pequeno porte abandonada. O avião tinha a bandeira da Bolívia pintada. Sete sacos com cocaína, foram encontrados.
Durante diligências, os dois estrangeiros foram presos caminhando por uma estrada. Um deles estava com o aparelho do GPS do avião na mão. Durante depoimento em inglês, eles confirmaram que transportavam 340 kg da droga no avião.
Os policiais, então, voltaram ao local do pouso forçado e passaram a entrevistar as pessoas da região para tentar localizar a droga restante.
Dois rapazes que estavam nas proximidades, ficaram nervosos e confessaram que, após o pouso forçado, foram até o local e furtaram sete pacotes de cocaína de dentro do avião.
Luziel Cabral Pereira, 39 de anos, e Paulo Roberto Verdego de Sá, de 29 anos, são trabalhadores de uma propriedade agrícola e foram autuados em flagrante por furto qualificado, tráfico de drogas.