Um avanço de uma nova onda frontal poderá derrubar a temperatura para os 13ºC em Chapada dos Guimarães e 18ºC em Cuiabá, no próximo final de semana. Essa pelo menos é a previsão do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), que é ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Porém, a clima ameno deve durar pouco.
Segundo a previsão do CPTEC, as mínimas devem começar a cair em Chapada dos Guimarães na próxima sexta-feira (20). A expectativa é que a madrugada deste dia comece com 16ºC. Durante o dia, a máxima não deve passar de 32ºC. No sábado, as temperaturas devem variar entre 15ºC e 30ºC.
Já no domingo, a mínima poderá chegar aos 13ºC. Ao longo do dia, a máxima não deve ultrapassar os 31ºC.
Em Cuiabá, a previsão é que a temperatura também comece a cair a partir de sexta-feira, quando elas devem variar entre 22ºC e 36ºC. No sábado, a mínima esperada é de 21ºC e a máxima não deve ultrapassar os 33ºC. No domingo, os termômetros devem variar entre 18ºC e 34ºC.
Entre esta quarta e quinta-feira, o avanço de um cavado entre os níveis altos e médios, contornado pelo Jato Polar em altitude, deverá cruzar os Andes e favorecer a formação de uma onda frontal . A frente fria se deslocará nos dias seguintes, até pelo menos o sábado, até o extremo sul da Região Norte do Brasil, PR e sul de SP.
A atuação deste sistema frontal também favorecerá a queda das temperaturas na Argentina, Uruguai, em toda a Região Sul do Brasil, MS, parte de MT, Bolívia, extremo sul da Região Norte do Brasil e parte do Sudeste (principalmente na faixa leste entre RJ e SP).
A primeira frente fria do inverno bateu recorde em Cuiabá e derrubou a temperatura para 11ºC, tornando a madrugada do dia 11 de julho a mais fria do ano até agora, em Cuiabá.