A maior 'Lua de Sangue' do século XXI acontece nesta sexta-feira (27). O fenômeno terá duração de 104 minutos. Em Mato Grosso, não poderemos ver o ápice da eclipse, momento que ficou reservado para quem vive no extremo leste do Brasil (com destaque para Recibe), Europa e África, mas sua parte final será visível. Entenda:
A pesquisadora do Observatório Nacional Josina Nascimento destaca a duração do fenômeno. A última eclipse lunar de relevância aconteceu em julho 2015 e teve duração de 12 minutos. Desta vez, serão 4h.
O início da fase total do eclipse será às 16h30 e o final será às 18h13, Horário de Brasília. A partir das 18h13 a Lua começa a sair da sombra mais escura (umbra) e isso marca o início do eclipse parcial, que vai até às 19h19. Nesse instante a Lua começa a entrar na sombra mais clara (penumbra) e isso marca a fase penumbral do eclipse, que vai terminar às 20h29.
E para nós?
Em Mato Grosso, a festa será menor, mas não menos emocionante. Ocorre que o ápice do fenômeno acontece bem ao Leste do planeta. Quanto mais ao leste, portanto, melhor. Neste aspecto, a capital de Pernambuco, Recife, será contemplada. Lá, a Lua nasce às 17h15 (Horário de Brasília). A fase total da eclipse acaba logo às 18h13, ou seja, eles terão 58 minutos de espetáculo, sendo que em Cuiabá, ainda será 17h13, horário em que, sabemos bem, o Sol ainda é bastante presente!
De acordo com a Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), na sexta-feira (27), o pôr-do-sol acontecerá em Cuiabá somente às 18h32, quando a eclipse parcial já tiver encerrado (18h19), infelizmente. Mas nada impede de nos emocionar com a fase penumbral da eclipse, que vai terminar às 19h29 (Horário de Cuiabá).
Para mais informações e gráficos, veja esta publicação da NASA (Agência Espacial Norte-Americana) sobre o caso.
O que é um eclipse?
Um eclipse ocorre sempre que um corpo entra na sombra de outro. Todo corpo extenso, ou seja, que não é um ponto, produz duas regiões de sombra: umbra e penumbra. A umbra é a região da sombra que não recebe luz de nenhum ponto da fonte luminosa e a penumbra é a região da sombra que recebe alguma luz da fonte luminosa.
O que é o eclipse da Lua?
É quando a Lua passa pela sombra da Terra. O eclipse será total se a Lua estiver totalmente mergulhada na umbra, será parcial se a Lua estiver parcialmente na umbra e será penumbral quando a Lua passar somente pela penumbra.
O que é Lua de Sangue?
É assim chamado o efeito laranja avermelhado que a Lua assume durante o eclipse total. Na fase de totalidade, quando toda a Lua está mergulhada na umbra, nós vemos a Lua sem receber luz direta do Sol, mas alguma luz do Sol atinge a superfície da Lua através da atmosfera da Terra e algumas faixas de frequência da luz solar são filtradas, exatamente como acontece nos crepúsculos matutino e vespertino que estamos acostumados a ver antes do nascer do Sol e após o pôr do Sol.