Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Remoção de onça-pintada em Cáceres divide opiniões

A onça constantemente tem sido vista próxima a região central de Cáceres e moradores e turistas gravam e filmam o felino

Data: Domingo, 22/07/2018 11:20
Fonte: Circuito MT

A Polícia Militar Ambiental aguarda uma autorização do Ministério Público do Meio Ambiente, para capturar e enviar a onça-pintada que virou atração em Cáceres (225 km de Cuiabá-MT), para uma reserva ecológica de onças, na região do Pantanal, próximo a Poconé (104 km de Cuiabá-MT).

A onça constantemente tem sido vista próxima a região central de Cáceres e moradores e turistas gravam e filmam o felino. O capitão da PM Roosevelt Marcos Júnior informou ao site Cáceres Notícias que uma reunião com o MP deverá direcionar o destino do animal.

“Devo ter uma reunião, o promotor do Meio Ambiente para expor a situação e solicitar autorização para retirar o animal do local” afirmou explicando que “há suspeita de que ela esteja com filhote e para não deixar de amamentar, está acampada na baia” disse o militar.

Outra hipótese é de que ela esteja gostando do local pela fartura de alimentos (jacarés e capivaras) existentes no rio da Baia do Malheiros.

O capitão disse ainda que já dispõe, inclusive, da espingarda que lança dardos tranquilizantes que, se houver autorização do MPE, será usada para remoção do animal. Informou que o veterinário Reginaldo Bicudo, já foi contatado e estará auxiliando a polícia na retirada.

“O veterinário está nos auxiliando porque, será ele quem irá aplicar a dosagem certa do tranquilizante para acalmar e retirar a onça da baia”. A onça-pintada foi vista na baia há 12 dias.

O felino foi vista pela primeira vez, por um garçom do Restaurante Kaskata, localizado a 100 metros do local. E, dela para cá, devido às aparições frequentes, ela tem atraído a atenção dos moradores.

O doutor em Ecologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Fernando Tortato, que é especialista em onças-pintadas há 10 anos disse a um site da capital que não há nada de estranho no animal aparecer na Baía de Cáceres.

De acordo com o pesquisador, o local é habitat natural da onça-pintada e não seria correto retirá-la dali.

“A gente tem que pensar num contexto de Pantanal, que é um dos biomas mais preservados do Brasil. Tanto Cáceres como Corumbá, que são duas cidades que estão às margens do rio Paraguai, estão diretamente conectadas com o Pantanal”, explicou.

“As onças estão no Pantanal há séculos, no mesmo espaço que o homem. Quantos ataques houve aqui? Um apenas, em que o rapaz estava acampando e provocou a situação. Eu concordo que estar ali é um problema, mas se pensar nessa situação em Cáceres, ali é o habitat dela, tem onça, tem jacaré, tem capivara”, afirmou.

“O risco de ela atacar alguém é baixíssimo. Primeiro porque se ela tivesse que atacar alguém, ela já teria feito há séculos, desde que Cáceres existe. Já iria ter casos recorrentes de ataques”.

O especialista disse que a população deveria olhar a aparição da onça-pintada como algo extraordinário e único no Mundo.

Vídeo:

Em um vídeo postado no instagram pelo usuário @Orilzo ele relata sobre a onça que virou atração turística, "Deixaram ela ficar no habitat dela na Baía dos macacos em frente à praça Barão. Privilégio daqueles que viram essa belezura ao natural como sempre deveria ser. Vídeo de Wilson Kishi", escreveu no vídeo postado em sua rede social.