Para melhorar a cobertura vacinal na região, a vigilância em saúde do município começou a vacinação antirrábica nos animais (cães e gatos) da zona rural.
“Por enquanto os agentes estão atendendo na área rural do município. E no dia 22, será realizado o dia D, para atender toda a demanda da área urbana, e esperamos atender aproximadamente 11 mil animais.” Explicou Laércio Farias, responsável pela vacinação.
A equipe de vacinação pedem para as pessoas ficarem atentas. E para os moradores distantes da zona urbana que não foram atendidos, que levem seus animais aos locais de atendimento no dia D.
A doença
A raiva é uma doença 100% letal ao ser humano. O vírus é transmitido do animal para o homem, principalmente por meio da mordida. Cães e gatos são os principais transmissores da doença. A vacina é a única forma de prevenção.
O único caso de raiva humana no Distrito Federal foi registrado em 1978. Já as últimas ocorrências em cães e gatos foram identificadas em 2000 e 2001, respectivamente.
Em caso de suspeita da doença, é importante deixar o animal em observação duramente dez dias, em local seguro, para não fugir nem atacar pessoas ou outros animais. Ele deve receber água e comida normalmente. Caso não seja possível observar o animal em casa, a orientação é encaminhá-lo ao canil da Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde.
Fonte: Agência Brasil