Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Apresentações marcaram o Dia da Consciência Negra em Juína

Em parceria com o Movimento UNEGRO, os alunos puderam aprender um pouco mais sobre a luta de Zumbi dos Palmares.

Data: Segunda-feira, 20/11/2017 10:25
Fonte: Marcelo Guedes/Record TV Juína

Escolas de Juína realizaram diversas apresentações artísticas e culturais para marcar o dia da Consciência Negra, feriado estadual. Uma delas aconteceu na manhã desta segunda-feira (20.11), na Escola Estadual Padre Ezequiel Ramin, no bairro Módulo 5.

Em parceria com o Movimento UNEGRO, os alunos puderam aprender um pouco mais sobre a luta de Zumbi dos Palmares. Foi celebrada a memória dele, que foi um herói para a população negra. As apresentações de dança e música foram realizadas no refeitório da escola.

A professora Cristiniana Souza da Costa explicou a Lei 10.639/2003 e 11.645/2008 preconiza o estudo da história e cultura do negra no calendário escolar. "Hoje com a implantação da lei e com os nossos trabalhos a gente tenta mudar os conceitos do negro escravizado que era apresentado nos livros de história", comentou.

Ela finaliza dizendo que, apesar de ainda existir preconceito e racismo contra os negros, a luta continua. "A data é apenas uma simbologia, ainda há muito a se conquistar em relação a espaços de poderes para tentar fazer a mudança, a nossa luta é constante e a resistência da população negra também".

Saiba Mais

O Dia da Consciência Negra é celebrado neste 20 de novembro. A data faz referência ao dia da morte do líder negro Zumbi dos Palmares. A data foi incluída no calendário escolar como Dia da Consciência Negra em 2003, quando foi instituído o ensino da história e cultura afro-brasileiras nas escolas. Em 2011, a lei 12.519 criou a comemoração do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, mas não instituiu o feriado.