A Prefeitura de Cuiabá prestará, mais uma vez, apoio na grande ação de limpeza que acontece neste domingo (29), no Parque Antônio Pires de Campos, popularmente conhecido como Morro da Luz. A iniciativa está sendo promovida pelo grupo de educação ambiental "Teoria Verde" e irá contar com mais de 50 pessoas atuando no local, das 8h às 11h. Esta é quarta vez, em pouco mais de dois anos, que a atividade voluntária é realizada no tradicional espaço da Capital, sendo que, somando as três últimas edições, aproximadamente oito toneladas de lixo foram recolhidas.
A presença do Executivo municipal na ação tem como base o entendimento sobre a importância de buscar fortalecer projetos que resultem em grandes melhorias para a cidade e todos aqueles que vivem nela. Nesse sentido, para esta edição, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos disponibilizará todo maquinário e servidores necessários para fazer o recolhimento e dar a destinação correta aos resíduos coletados pelos voluntários. Além disso, a Secretaria Extraordinária dos 300 Anos debaterá com os participantes o andamento dos projetos que a Prefeitura pretende desenvolver na área.
“Formar parcerias com entidades que querem o bem da nossa cidade é uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro. Cuiabá tem uma história totalmente ligada ao meio ambiente. É conhecida como a Cidade Verde e possui belezas naturais, que precisamos encontrar maneiras de preservá-las. A ação de limpeza é uma das formas que podem contribuir na preservação de espaços importantes para o cuiabano. Nesse sentido, quando recebemos o convite do Teoria Verde, de imediato, nos colocamos à disposição. Sabemos que é algo simples e, talvez, pouco diante daquilo que o Morro da Luz precisa, mas temos toda a certeza que a partir de atitudes como essa podemos começar um processo de recuperação desse local”, argumenta o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.
Conforme explica o ambientalista e diretor do projeto Teoria Verde, Jean Pelicari, a concentração inicial para a ação está marcada para as 8h, no topo da escadaria (fundos da escola Nilo Póvoas). Segundo ele, além dos 50 voluntários já confirmados e dos servidores da Prefeitura, a atividade também é aberta para todo cidadão que desejar colaborar com a limpeza. O ambientalista destaca, porém, que para aqueles que pretendem participar é recomendado o uso de calça e sapato fechado, por questões de segurança. Materiais como saco plástico, luvas, bem como a água serão oferecidos pelo Teoria Verde.
“Acreditamos que as ações voluntárias do grupo Teoria Verde estão sendo vistas com bons olhos pelo município. Nessa gestão, conseguimos ver o empenho que tem sido depositado para cuidar da cidade. Nosso grupo está buscando fazer sua parte com essas limpezas e também por meio de palestras nas unidades educacionais de Cuiabá, mostrando os impactos ambientais causados pelo lixo, principalmente no Pantanal. A Prefeitura tem sido nossa parceira e também estará conosco em outros projetos como Dia Mundial da Limpeza, no qual faremos a maior ação de limpeza do planeta”, comenta Jean.
FONTE: Assesssoria