Um incêndio iniciado no dia 22 de julho no Parque Estadual Serra de Santa Bárbara, entre Pontes e Lacerda e Porto Espiridião, a 483 km e 358 km de Cuiabá, respectivamente, foi controlado nessa terça-feira (31). Nesse período, porém, o fogo consumiu 10 mil hectares do parque.
O incêndio foi controlado graças a uma força-tarefa formada por equipes do Corpo de Bombeiros, Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
De acordo com a Sema, o incêndio foi constatado durante sobrevoo feito pelo Batalhão de Emergencias Ambientais (BEA), que conseguiu identificar quatro linhas de fogo distintas, sendo duas descendo o paredão e duas no alto da serra.
Treze bombeiros militares e oito brigadistas do Ibama trabalharam para conter o incêndio e um sobrevoo realizado pelo Grupo de Aviação (GAV-BM), na manhã de terça-feira, constatou apenas um pequeno foco de incêndio, que passou a ser combatido pela equipe no local.
O grupo apoiou a equipe terrestre no combate com o uso de uma aeronave com capacidade de lançamento de 3 mil litros de água. Segundo a Sema, o local do incêndio é de difícil acesso devido ao relevo acidentado.
Estima-se que aproximadamente 10 mil hectares do parque foram queimados, o que equivale a 8% do parque.