O desespero, a falta de esperança no futuro, a dor interior não passar, a vida perde o sentido; são esses alguns dos sentimentos de uma pessoa que está prestes a cometer o suicídio.
Somente no município de Juína, de janeiro a junho deste ano, 55 casos de tentativa de suicídio foram registrados. Dos casos de suicídio 30% ocorreu com homens e 70% com mulheres. Um dos principais fatores que contribuiram para esses dados é a depressão.
Já um estudo feito no estado através Caderno de Indicadores de 2017, publicado pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), mostrou que no estado de Mato Grosso a taxa de suicídios é menor do país.
No Brasil, entre 2000 e 2015, as taxas aumentaram 65% entre pessoas com idade de 10 a 14 anos e 45% de 15 a 19 anos – enquanto, considerando todas as faixas etárias, a alta foi de 40%.
Para quem sofre com pensamentos suicidas, é importante procurar por ajuda em hospitais. Profissionais preparados irão ajudar e aconselhar o paciente. Procure um terapeuta na internet, basta pesquisar.