O idoso Vitalino Santos, de 91 anos, agredido por um policial civil em uma agência bancária de Cuiabá, ainda se sente ferido e não é fisicamente, mas emocionalmente. O caso foi registrado no dia 27 de julho. A Corregedoria da Polícia Civil acompanha o caso.
Um vídeo gravado por outro cliente do banco mostra a agressão. Segundo o boletim de ocorrência, Ailton Afonso Batista, de 51 anos, acusa o idoso de furtar o cartão dele e, em seguida, o empurra.
O G1 tentou, mas não conseguiu localizar a defesa de Ailton.
Vitalino é policial militar da reserva e contou que chegou a ser abordado com uma arma. "Quando cheguei lá, essa pessoa me abordou com uma arma e me chamava de ladrão", contou.
Apesar de ter caído no chão e se levantado sem ferimentos aparentes, Vitalino diz que se sente ferido na honra.
O neto do aposentado, Isaac dos Santos, que é advogado, registrou boletim de ocorrência e o caso foi encaminhado para a Corregedoria da Polícia Civil. “Você ver o avô agredido sem razão é revoltante”, disse.
A Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso (OAB-MT) vai acompanhar o caso.
“Um caso como este é inadmissível vindo de uma autoridade policial, ainda mais sem nada que justifique tamanha agressão”, disse Isandir Resende, presidente Comissão dos Direitos do Idoso.
Numa retratação publicada na internet, o policial pediu desculpas pelo ato. Na nota, ele classifica a agressão como um incidente e cita a sobrecarga de serviço.
"Peço perdão à vítima e seus familiares, à minha família e à comunidade mato grossense por cometer tal insensatez. Estou convencido de que deveria ter agido com a razão, em vez de me deixar levar pela emoção", diz trecho da nota.
No pedido de desculpas, o policial ainda afirma que está preparado para responder pelos atos dele.
"Antes de ser policial civil, eu também sou um ser humano sujeito a erros como qualquer outra pessoa. Estou ciente do meu erro e preparado para responder pelo que fiz", finaliza.
De acordo com dados levantados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT), uma média de pouco mais de 2 crimes contra idosos por dia foi registrada no primeiro semestre de 2018. Foram 463 casos de lesão corporal e maus tratos.
No primeiro semestre de 2017, a média se registros foi semelhante à deste ano. Foram 456 denúncias à polícia.