O secretário de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) André Baby disse, na última segunda-feira (6), que a análise feita pelo órgão aponta boa qualidade da água do Rio Tenente Amaral. Segundo Baby, o percurso e a estrutura do rio fazem com que a água seja oxigenada rapidamente.
“A qualidade da água já está restabelecida. Esse rio [Tenente Amaral] é bastante angulado e o percurso faz com que a água volte a ser oxigenada o tempo todo”, afirmou o secretário Baby.
Um acidente em uma lagoa de contenção de vinhaça, produto orgânico proveniente da moagem de cana-de-açúcar, na Usina Porto Seguro, atingiu o Rio Tenente Amaral no dia 26 de julho, alterando o aspecto da água. O vazamento na represa foi rapidamente estancado. O secretário também ressaltou que a fauna foi pouco afetada pelo problema. “Não foi uma mortandade excessiva [de peixes]. Não foi tamanha,” ressaltou Baby.
Na semana passada, a empresa divulgou resultado de análise de água que já demonstrava que o Rio retornou às suas condições normais. O local, inclusive, foi indicado para banho e atividades de lazer.
A maioria das solicitações de adequação feitas pela Sema-MT foi atendida e a usina está apta a voltar às operações com segurança ambiental e para os trabalhadores. Em relação ao manejo ambiental, a indústria garante que trabalha em projetos em longo prazo com o objetivo de evitar novos acidentes.
Preocupação com empregos
A preocupação de sindicatos de trabalhadores e da própria população do município agora é quanto manutenção dos empregos. A usina é responsável por gerar emprego direto para 10% dos moradores em idade economicamente ativa de Jaciara, município onde está localizada a indústria. A Usina Porto Seguro está embargada desde o dia do acidente. Caso as atividades continuem suspensas, 1,5 mil trabalhadores podem perder os postos de trabalho.
Também na última segunda-feira (6), o secretário Baby declarou que analisa relatórios para assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), em atendimento ao possível surgimento de um problema social como tem indicado as lideranças regionais, entre eles o secretário de Estado de Desenvolvimento Leopoldo Mendonça e o deputado estadual licenciado Carlos Avalone (PSDB).
A expectativa é que nova fiscalização da Sema-MT aconteça ainda nesta semana para avaliar o andamento das obras de adequações técnicas.