O domingo (12), Dia dos Pais, vai ser de comemoração dupla para o jovem Rafael Nunes, que ficou conhecido como Mendigo Gato de Curitiba.
Neste ano, além do pequeno Tito, de três anos, Rafael vai ser pai da Constance, que chega em meados de dezembro.
"Eu estou super ansioso. Já aprendi muito sendo pai do Tito, mas, agora, com uma menina, acho que vai ser bem diferente", comentou Rafael, que fez questão de dizer que foi ele quem escolheu o nome da filha.
Diferente dos anos anteriores, a comemoração desta vez vai ser em casa, em Niterói, no Rio de Janeiro, com a esposa, Clarissa Couto, e Tito. "Infelizmente não conseguirei ver meu pai nesse Dia dos Pais, mas no fim do ano eles virão para conhecer a netinha tão sonhada", contou Rafael.
Nunes ficou famoso após ter sido fotografado em frente à Catedral Basílica de Curitiba. Divulgada numa rede social, a imagem circulou pelo país e lhe rendeu o apelido de mendigo gato que, segundo ele, ficará marcado para o resto da vida.
Antes disso, ele morou por um ano nas ruas de Curitiba alimentando o vício do crack e outras drogas.
A repercussão do caso, porém, foi mais recompensadora que o apelido. Rafael ganhou um tratamento para se recuperar do vício e a chance de uma vida digna. Agora, ele comemora o fato de ter saído de uma vida tão dificíl e com um caminho incerto e ter formado a sua família.
Agora, Rafael dá até palestras para falar de superação. A mais recente foi no Rio Grande do Sul, no 4º Fórum da Juventude de Miraguaí.
Atualmente, ele trabalha em um restaurante de comida japonesa e ainda faz tratamento com psiquiatra. Ele sonha em montar o seu próprio negócio, também no ramo de culinária, e diz não sentir falta da droga. O acompanhamento com psiquiatras faz parte do tratamento, segundo ele.
"A nossa rotina é bem tranquila. Como o Rafael trabalha à noite, ele tem a responsabilidade de levar o Tito para escola. Ele é um cara muito calmo e se adapta fácil às novas situações", contou Clarissa.