A energia de um poste foi desligada por cerca de 30 minutos em um poste em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, para o resgate de um ouriço. O animal, segundo a moradora Tatiane Teixeira, foi parar em cima da estrutura e tomou choques ao tentar sair do local.
O caso foi registrado no Bairro Jardim Santa Marta, naquele município.
O animal foi encontrado pelo pai de Tatiane. Segundo ela, o pai avistou o bicho em cima do poste e acionou o Corpo de Bombeiros.
“Achamos que ele morreria se ficasse lá em cima. Vimos que ele tentou andar pelos fios, mas tomava choques e voltava para trás tremendo”, disse.
Para o resgate, a energia elétrica na região foi desligar por cerca de 30 minutos. Os bombeiros subiram na estrutura e retiraram o animal.
O bicho foi capturado e solto em uma área de preservação.
O ouriço é um roedor que pertence à família Erethizontidae.
É reconhecido principalmente por ter o dorso coberto de espinhos de até 13 centímetros de comprimento. A pelagem é constituída por uma mistura de pelos finos somada aos pelos espinhosos. Possui cor parda com nuanças mais claras em tom de branco ou amarelo.
É um animal de hábito crepuscular e noturno. Vive solitário e é avistado muitas vezes dormindo em árvores nas horas mais quentes do dia.
Alimenta-se de frutas, folhas e cascas de troncos. Opta por fazer moradia perto de plantações, como de goiaba e banana.