Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Paciente morre após contrair vírus H3N2; segundo caso registrado em MT

Data: Sexta-feira, 17/08/2018 13:26
Fonte: Olhar Direto
A Prefeitura Municipal de Lucas do Rio Verde confirmou que o paciente de 40 anos, morto em maio, foi vítima do vírus da gripe H3N2. O paciente havia sido atendido a princípio em Lucas do Rio Verde, mas foi depois transferido ao Hospital 13 de Maio, em Sorriso (a 401 km de Cuiabá). A causa era investigada, mas foi confirmada nesta semana. Um outro paciente já havia morrido pelo mesmo vírus em Cuiabá este ano.
  
De acordo com informações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) a morte aconteceu em maio, em Sorriso, e já nesta época a SES já havia sido informada sobre a suspeita de morte por vírus da gripe. Desde então o caso estava em investigação.

Antes de ser transferido para uma UTI em Sorriso, o paciente foi internado em Lucas do Rio Verde, que ficou responsável pela apuração. Ao G1 a Vigilância Epidemiológica afirmou que exames laboratoriais confirmaram H3N2 como a causa da morte.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, um paciente de Cuiabá já havia morrido em decorrência do vírus H3N2 este ano. A confirmação do caso deste paciente de Lucas do Rio Verde, no entanto, ainda não foi enviada à SES.

A SES ainda reforçou que assim que tomou conhecimento desta morte em maio, já iniciou os trabalhos de prevenção. Foi realizada uma campanha de vacinação contra a gripe, e a dose ofertada é capaz de imunizar contra H1N1, H3N2 e Influenza B.