O Ministério Público Eleitoral e a Polícia Federal (PF) já conduzem investigações relativas à possíveis fraudes em financiamentos eleitorais para o pleito deste ano. A afirmação foi feita durante apresentação do balanço das atividades da Polícia Federal em Mato Grosso no primeiro semestre de 2018, na sede da Justiça Federal.
Conforme a PF, "análises relativas às possiveis fraudes em financiamento eleitoral com base em 'Caixa 2' já estão sendo feitas e as iniciativas, tomadas". A expectativa, conforme Áderson Vieira Leite - Superintendente da PF em Mato Grosso, Sérgio Sadao Mori - Delegado Regional - Executivo e Ricardo Ruiz Silva - Delegado de Investigação e Combate ao Crime Organizado, é que prisões sejam efetuadas, principalmente no dia da votação, em 07 de outubro.
"Todo ano efetuamos prisões, principalmente de eleitor no dia da votação por compra de votos, boca de urna, é de praxe", salientaram os delegados.
A parceria do TRE-MT no combate ao crime eleitoral tem sido cada vez maior, destacou a PF. Sobre as investigações hoje em curso, nenhum detalhe foi acrescentado. "Em geral, para qualquer tipo de fraude nas eleições o TRE tem desenvolvido sistemas para auxiliar o combate. Já existem investigações em andamento", limitaram-se.
O balanço da PF foi apresentado realizado nesta quarta-feira (15) no auditório da Justiça Federal em Cuiabá. Nela, foram abordados diversos aspectos pertinentes à atuação da polícia, dentre eles, o combate às facções criminosas no Estado, veja.