Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Mato Grosso: Estradeiro da Integração Pro Pavimentação da BR 163 passará por Matupá e Guarantã do Norte

Mato Grosso: Estradeiro da Integração Pro Pavimentação da BR 163 passará por Matupá e Guarantã do Norte

Data: Quinta-feira, 23/11/2017 12:54
Fonte: TV Guarantã/Notícia Vip

Ato Público com lideranças políticas, empresariais, setor produtivo, agronegócio e a imprensa regional acontecerá às 12:00 horas no Armazém do Grupo Bom Futuro.

Logo mais às 12:00 horas desta quinta-feira (23) no Armazém do Grupo Bom Futuro em Matupá haverá um ato de mobilização pro pavimentação asfáltica da rodovia BR-163 (Cuiabá-Santarém) na denominada rota da soja. O movimento faz parte do ‘Estradeiro da Integração’ e contará com a presença do Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, parlamentares estaduais e federais, secretários de estado e prefeitos da região norte de Mato Grosso.

O Estradeiro teve início no município de Alta Floresta, passará por Matupá e Guarantã do Norte em direção à divisa com o Pará. Naquele estado a comitiva passará por Novo Progresso, em direção às estações de Transbordo de Miritituba, no município de Itaituba. De lá, seguirá em direção ao terminal portuário da Cargill, em Santarém, término da BR 163. Ao todo, o percurso de três dias será de cerca de 1.270 km.

Além dos Prefeitos e Vereadores do Vale do Peixoto participarão do evento Presidentes de Associações de Produtores, Sindicatos, Cooperativas, Empresários do Agronegócio, Clubes de Serviços, Imprensa e demais segmentos organizados.

A BR 163 possui 3.470 km de extensão e ainda falta ser pavimentada dentro do estado do Pará, onde a falta de infraestrutura tem causa prejuízos ao escoamento da produção agrícola de Mato Grosso, o maior produtor de grãos do país.

As lideranças políticas, empresariais e a sociedade organizada vão aproveitar o ensejo para cobrar a efetiva e imediata destinação de recursos financeiros para conclusão das obras. O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil destinou R$ 128,5 milhões do orçamento de 2017 para obras no trecho paraense, de 65 km entre Novo Progresso e Igarapé do Lauro.

A BR, juntamente com as hidrovias dos Rios Tapajós e Amazonas, constituem a principal rota de acesso aos portos do Pará e do Amapá, que integram o denominado Arco Norte.

Outro assunto que deverá ser tratado na passagem do ‘Estradeiro da Integração’ por Matupá será a pactuação entre as esferas de governo para execução de obras de pavimentação asfáltica da antiga Estrada Municipal W-10 que foi estadualizada, tornando-se MT-322, ligando e integrando essa região pela BR-163, MT-322 a MT-419 em Novo Mundo, criando assim uma conexão com os municípios da grande região de Alta Floresta.