Quase um ano após ter sua implantação adiada pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE), pois seria construído sobre uma das nascentes do Rio Coxipó, o projeto do condomínio Florais Chapada em Chapada dos Guimarães (a 60 quilômetros de Cuiabá), será retomado pela incorporadora Ginco Urbanismo em nova área já no segundo semestre deste ano. De acordo com a assessoria de imprensa, o condomínio será construído ao lado da Pousada Penhasco. Ele teve seu projeto reestruturado para a região, que já tem vários outros empreendimentos e está localizada a 3 km do centro da cidade.
Com a mudança de local prevista em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado ano passado entre o MPE e a construtora, as vendas das unidades devem ser retomadas ainda neste segundo semestre.
Em 2017, a Ginco havia programado lançar o empreendimento em outra área de 300 mil quadrados, localizada próximo ao bairro Aldeia Velha. No entanto, o local foi considerado desfavorável para ocupação tanto no aspecto urbano como ambiental. O TAC firmado com o MPE, por meio da 1ª Promotoria de Justiça Cível de Chapada dos Guimarães e a incorporadora estipulou a desistência da área, mas permitiu a construção do Florais Chapada em outra área na cidade, mantendo, inclusive, o mesmo nome.
À época, a Ginco afirmou que os estudos para a implantação do empreendimento Florais Chapada já vinham ocorrendo há dois anos, tendo inclusive recebido pareceres de órgãos como Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e Coordenadoria de Unidade de Conservação/SEMA (CUCO/SEMA) no processo de licenciamento ambiental.
De acordo com a empresa, a equipe técnica responsável pelo andamento do projeto já está com os estudos ambientais e licenças necessários para a implantação na nova área em andamento.
A Ginco é responsável pela construção e entrega de condomínios horizontais de alto padrão em Cuiabá e Várzea Grande, como os Florais, Belvedere, Villa Jardim e Supremo Itália.