Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Antas resgatadas 'se mudam' para Santuário dos Elefantes e passam por reabilitação em MT

Animais, sendo um filhote de 4 meses, foram resgatados em Querência e em Chapada dos Guimarães. Antas vão passar por avaliações e processo se reabilitação.

Data: Quinta-feira, 23/11/2017 17:10
Fonte: G1 MT

Duas antas fêmeas, sendo um filhote de quatro meses e outra ‘jovem’, que foram resgatadas em Mato Grosso, foram levadas para passarem por reabilitação no Santuário dos Elefantes, em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá. Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) os animais devem ficar no novo lar para passarem por um processo de reabilitação, avaliações e ter a possibilidade de voltar à natureza.

 
Antas resgatadas são da espécie brasileira Tapirus terrestris (Foto: Fauna Sema-MT)Antas resgatadas são da espécie brasileira Tapirus terrestris (Foto: Fauna Sema-MT)

Antas resgatadas são da espécie brasileira Tapirus terrestris (Foto: Fauna Sema-MT)

O transporte dos animais foi feito na terça-feira (21) e divulgado pela Sema nesta quarta-feira (22). De acordo com a Sema, a filhote precisa aprender de forma gradativa a conviver na natureza. O acompanhamento será feito porque a soltura não pode ocorrer de maneira abrupta, pois sem um preparo a anta pode se tornar presa fácil para outros animais, conforme avaliou a secretaria.

Ainda segundo a Sema, as antas resgatadas são da espécie brasileira Tapirus terrestris, e foram resgatadas sem nenhum ferimento pelo Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), no mês de setembro.

Uma delas estava em uma área urbana do município de Querência, a 912 km de Cuiabá, e outra em Chapada dos Guimarães. Outras três antas já passaram por este mesmo procedimento no Santuário, uma delas já foi solta e as outras estão ainda em processo de acompanhamento.

Criar animal silvestre é crime

 

A Lei Nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, estabelece pena de seis meses de detenção e multa para quem manter em casa animais silvestres sem a devida autorização/licença do órgão competente. A sanção vale também para quem matar, caçar, vender ou transportar estes animais.

 

Santuário

 

Guida e Maia eram atrações em shows de circos na Ásia e foram resgatadas. Elas estavam vivendo em um pequeno sítio em Minas Gerais, até que em outubro de 2016 chegaram ao Santuário.

Segundo a presidente do Santuário de Elefantes Brasil (SEB), Junia Machado, outro elefante deve chegar do Chile, nos próximos meses, para fazer companhia às duas. A antiga fazenda de criação de gado que tem áreas preservadas, onde Guida e Maia estão, foi ampliada. O local tem capacidade para abrigar 50 elefantes.