Cinco motoristas foram presos por dirigirem embriagados em rodovias federais de Mato Grosso no feriado prolongado. As prisões foram feitas durante os quatro dias da operação Independência da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A operação teve início na quinta-feira (6) e foi encerrada no domingo (10).
Ao todo, 800 testes de etilômetro, que também resultaram em 17 autuações de motoristas que apresentaram concentração de álcool superior a 0.34 mg/l, o que é considerado crime pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Outras seis pessoas foram detidas por crimes diversos, entre eles tráfico e mandado de prisão em aberto e uso de documento falso.
Os radares móveis capturaram 1.426 imagens de veículos trafegando em velocidade superior a máxima permitida na via. Outros 71 condutores fizeram ultrapassagens indevidas e foram autuados.
Ainda durante a operação, 29 acidentes foram registrados. O número é 27,5% menor em relação ao mesmo período do ano passado, quando 40 acidentes foram registrados.
No feriado prolongado, 34 pessoas ficaram feridas e quatro pessoas morreram.
Na noite de sexta (7), uma pessoa morreu após colisão frontal entre caminhão e veículo de passeio na BR-163, em Guarantã do Norte, a 721 km de Cuiabá.
Ja no sábado (8), uma colisão frontal entre duas motocicletas deixou dois mortos na BR-070, em Campo Verde, a 139 km de Cuiabá.
Na noite do domingo (9), o motorista de um caminhão morreu após sair de pista e tombar na BR-070, em Poconé.