O projeto xadez está sendo desenvolvido em várias escolas de Juara através do Pedagogo, Márcio Freire. Nesta quarta-feira 12, ele estava ministrando as aulas na Escola Estadual Luiza Nunes Bezerra.
De acordo com ele, o xadrez tem ajudado muitas crianças e adolescentes a melhorarem a produtividade em sala, na disciplina e no raciocínio. “É uma proposta, pode-se dizer nova dentro das salas de aula em Juara, porém bastante praticada Brasil afora e que está dando certo” diz o professor.
E para incentivar o xadrez, os amantes do tabuleiro terão a oportunidade de se concentrar no Centro de Eventos Geraldão para um torneio, no próximo sábado, dia 15, a partir das 07h30, com a presença do presidente da Federação Mato-grossense de Xadrez (FMTX), Cleiton Marino Santana.
O xadrez é uma importante ferramenta de inclusão social e que pode mudar a realidade das instituições de ensino, algumas inseridas em um complexo de desigualdade e vulnerabilidade social.
”Ao perceber os benefícios do xadrez no rendimento e no comportamento dos alunos resulta em pontos positivos para toda a comunidade escolar” argumenta o professor.
“Estas habilidades precisam ser desenvolvidas e por isso convido a todos para comparecer em nosso torneio no próximo sábado e conhecer um pouco mais deste esporte de origem indiana” convida Márcio Freire.