O deputado federal Nilson Leitão (PSDB), deu uma pausa na campanha ao Senado, ontem, e participou em Brasília da audiência pública da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) para tratar da construção da Ferrovia de Integração do Centro Oeste (Fico), pela Vale do Rio Doce, no trecho entre Goiás e Mato Grosso, passando assim nos municípios mato-grossenses de Nova Nazaré, Cocalinho e chegando até Água Boa. O plano do governo de repassar para a mineradora Vale a construção da Fico foi mal recebido pelos governos do Pará, Rio de Janeiro, Minas Gerais e do Espírito Santo – onde estão localizadas as ferrovias Vitória-Minas e Carajás, administradas pela mineradora, que pode ganhar a renovação automática das concessões se concluir o trecho da Fico entre Goiás e Mato Grosso. Alguns parlamentares estariam contrários ao investimento de R$ 4 bilhões para a construção da ferrovia entre Goiás e Mato Grosso, destinando assim, esse montante para os respectivos Estados.
Nilson foi o único parlamentar mato-grossense na audiência e divergiu dos parlamentares dos outros Estados defendendo os investimentos em Mato Grosso e Goiás na FICO. “Essa briga não pode virar um problema regional, tem que ser uma solução para o Brasil, e quero lembrar que Mato Grosso foi um dos principais Estados que desenvolveu sua fronteira agrícola, e graças a isso nossos produtores ajudaram a equilibrar a balança comercial e segurou o país nos piores momentos”, disse, durante a audiência. O parlamentar também lembrou que a ferrovia foi prometida e lançada pelo governo do PT quatro vezes em Mato Grosso. “Mais uma vez não se pode ficar somente na promessa”, disse, através da assessoria.
O prefeito de Água Boa, Maurão Rosa (PSD) enalteceu a postura Leitão ao interromper a campanha e estar em Brasília apoiando a luta da região. “A participação do Nilson foi importante, ele resumiu de maneira apropriada a necessidade da Fico no Estado. Ele abandonou a sua campanha, pois entende a importância de estar presente nessa audiência pública, e não há como não o agradecer”, disse.
Há poucos dias o governo chamou a imprensa para anunciar que a Vale foi escolhida para construir um trecho de 383 km da ferrovia entre os municípios de Campinorte (GO) e Água Boa, em Mato Grosso. A nova malha teria a missão de apoiar o escoamento de grãos do Estado, ligando-se ao traçado da Ferrovia Norte-Sul. O projeto da FICO prevê que o traçado da ferrovia será em diversos municípios das regiões Norte e Médio Norte com terminal de cargas em Lucas do Rio Verde.