Incentivar o plantio de árvores e ampliar o conforto ambiental na capital mato-grossense. Esses são os objetivos a serem conquistados por meio da ação “Balcão Solidário”. Iniciada nesta terça-feira (18), no Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a atividade é fruto de uma parceria firmada entre a instituição de ensino e a Prefeitura de Cuiabá, visando a distribuição de aproximadamente 200 mudas das mais diversificadas espécies.
A inciativa faz parte do trabalho de articulação da Secretaria Extraordinária dos 300 Anos, realizada com o objetivo de inserir os mais diferentes segmentos da sociedade civil organizada nos projetos voltados para o tricentenário da cidade. No caso da UFMT, a união com o Executivo também é reforçada por conta do aniversário de 50 anos da universidade, que será comemorado em 2019.
“Essas parcerias contribuem com o desenvolvimento da cidade. Com a UFMT estamos nessa ação pontual, mas estenderemos para outros projetos. Conseguimos intermediar um diálogo com o projeto ‘Verde Novo 300’ para a distribuição de mudas de ipê roxo e rosa, carambola, pitanga, entre outras”, comenta a assessora estratégica da Sec 300, Silvana Cordova.
Conforme explica a museóloga e supervisora do “Balcão Solidário”, Silvia Cristina, a previsão é de que a distribuição siga até quinta-feira (20), levando em consideração a disponibilidade no estoque de mudas. Para fazer a retirada, não existe nenhum tipo de burocracia, basta que a pessoa faça a solicitação da espécie desejada, no local, e a planta será entregue, gratuitamente, ao interessado.
“Queremos resgatar o título de ‘Cidade Verde’ ao município, por isso vamos disponibilizar mudas de espécies frutíferas, medicinais e ornamentais. Ou seja, existe uma boa diversificação para que consigamos atender todo o público. Vale ressaltar que são apenas 200 mudas. Portanto, quem tiver interesse deve se apressar”, salienta a supervisora.
Dia da árvore
No dia 21 de setembro, o Brasil celebra o Dia da Árvore. A data foi instituída com o objetivo de conscientizar a população a respeito da importância da preservação ambiental. Em Mato Grosso, várias espécies da flora estão na lista nacional, que tem mais de 2 mil espécies ameaçadas de extinção. A data também está relacionada com o início da primavera.
Foi uma árvore que deu nome ao país (pau-brasil), mas a árvore considerada símbolo nacional é o ipê-amarelo, que quando floresce, forma massa amarela que se destaca no verde das matas, como a bandeira brasileira. Além disso, a árvore está sempre florida em 7 de setembro, data da independência do Brasil. Ao todo são 12 tipos de ipês com flor em tons de amarelo.
* Com Assessorida da Prefeitura de Cuiabá
FONTE: Com Assessoria