Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Professora venezuelana pede emprego para a família em MT após ser diagnosticada com câncer

Data: Quinta-feira, 20/09/2018 13:45
Fonte: G1 MT

Diagnosticada com câncer, uma professora venezuelana que mora em Cuiabá está pedindo ajuda para encontrar emprego para o marido e filhos e custear tratamento. Marling Trinitario vive com oito parentes em uma quininete.

A professora conta que decidiu deixar a Venezuela depois de ver que a família não teria mais condições de vida no país. Ela e a família chegaram à capital após pegarem carona com motoristas nas estradas.

"Não tínhamos comida. Por isso, me obriguei a sair do meu país, abandonar meu trabalho, como professora", contou.

Ela disse que eles estão vivendo em condições precárias. "Preciso de um ar-condicionado, porque é muito calor e uma máquina de lavar roupas. Meus familiares precisam de trabalho porque trabalhando é a forma que eles podem me ajudar", explicou.

Os venezuelanos que chegam na Pastoral do Migrante recebem atendimento e encaminhamento para regularizar os documentos.

Conforme a auditora fiscal do Trabalho, Marilete Girardi, é realizado um cadastro dos estrangeiros e em seguida, é apresentado novas ofertas de emprego.

"Assim que é feito o cadastro para sabermos quais são as suas aptidões e o que eles gostariam de fazer. Nós procuramos as empresas e fazemos o encaminhamento", disse.

A Secretaria de Assistência Social faz o acompanhamento dos estrangeiros.

Somente por meio do programa de acolhimento, o estado recebeu quatro grupos, somando 158 venezuelanos. Dos primeiros a serem acolhidos, cerca de 85% conseguiram trabalho com carteira assinada.

Os venezuelanos que cruzam a fronteira por Roraima fogem da fome, falta de emprego, hiperinflação e da instabilidade política no país governado por Nicolás Maduro. Cerca de 800 estrangeiros chegam ao Brasil diariamente pelo município de Pacaraima (RR).

Eles se mudaram para Mato Grosso em busca de trabalho e fugindo da crise política e econômica que a Venezuela atravessa.