Após um encontro e conversa com o vice-governador Carlos Fávaro em Colíder no último sábado, 25, as lideranças indígenas adiaram o manifesto de fechamento da BR-163 em Itaúba, previsto para ocorrer nesta segunda-feira.
O prefeito de Colíder Noboru Tomiyoshi e o presidente da Câmara Municipal, Rica Matos, após algumas conversas com os líderes, intermediaram a reunião entre o vice-governador e os indígenas, sempre buscando um entendimento, para que ações mais radicais como o trancamento do tráfego na rodovia federal não fossem necessárias.
Carlos Fávaro conversou com as lideranças e foi marcado uma audiência em Brasília, até terça-feira, com a presidência nacional da Funai, para que a principal solicitação dos indígenas, que é a exoneração do chefe do distrito Kayapó. Eles querem que o chefe seja indicado pelas lideranças.
Nove etnias participam do protesto e prepararam uma carta de manifestação. Caso a reunião em Brasília não surta o efeito esperado, eles voltarão novamente a planejar o protesto na BR-163.