Com apenas seis anos, o morador de Paraíso do Tocantins Enzo Ricardo Alves dos Santos Brito já enfrentou uma luta gigante. Em junho do ano passado, ele descobriu um tumor na cabeça. Passou por uma cirurgia que durou nove horas e 32 seções de radioterapia, corria o risco de morrer, mas sobreviveu, sem qualquer sequela. Para celebrar a vitória, fez um ensaio fotográfico: "Ele é um milagre de Deus", disse a mãe Bruna Alves dos Santos.
A luta de Enzo começou com apenas 5 anos. Em junho de 2017, ele começou a ter sintomas de vômitos e depois fortes dores na cabeça. Bruna e o marido, o vendedor Rogério Aves Brito, chegaram a pensar que ele estivesse com problemas no estômago.
Dias depois, quando a família estava em Palmas, o menino passou mal e precisou ser levado ao Hospital Infantil. Fou submetido a exames e descobriu o tumor. "Já estava avançado, do tamanho de uma laranja", relatou a mãe.
A família conseguiu que o menino fizesse o tratamento em Barretos. No dia 13 de julho do ano passado, ele entrou para a sala de cirurgia às 8h e só saiu às 17h para retirar o tumor. "Os médicos disseram que o risco de morte era grande, que ele poderia ficar sem falar, andar, com olho torto", disse.
A esperança da mãe foi renovada após a cirurgia. Ao entrar na UTI, ela ouviu o filho falando e pedindo água. Depois do procedimento, mãe e filho passaram um ano em Barretos para continuar o tratamento.
"Ele sofreu bastante, mas com dois meses, ele comçou a melhorar muito rápido. O mais difícil também foi ficar longe do meu outro filho de 7 anos. Ele ficou um minha irmã porque meu marido trabalhava o dia todo em Palmas", relatou.
Em julho desse ano, mãe e filho voltaram para Paraíso do Tocantins. Enzo está no 1º ano do ensino fundamental, frequentando as escolas, com algumas restrições e cuidados, mas sem qualquer sequela.
Na última quinta-feira (25), a família fez um ensaio fotográfico para celebrar a vitória. Nas fotos, Enzo estampa um sorriso de alegria e carrega nas mãos uma plaquinha com a frase: "Eu venci o câncer".
"Fiz as fotos porque quero que fique marcado. Ele é um milagre de Deus. Foi também para celebrar e para ele ver quando crescer, que ele superou a doença", afirmou a mãe.
O fotógrafo Jonathas Neles atua no ramo há 10 anos e esta é a primeira vez que ele faz um ensaio como esse. "Eles me procuraram e pediram o orçamento, me contara a história. Eu decidi não cobrar porque, para mim é uma satisfação registrar isso. Pensei: 'Essa vitória merece um presente, merece um ensaio'. Tem que ter prazer de fazer as pessoa felizes também, é um gesto simpes mas com meu trabalho, eu pude registrar o momento de vitória deles, de enternizar esse momento".