O empresário Marcelo Nascimento da Rocha, cuja história inspirou o filme 'VIPs - Histórias reais de um mentiroso', foi convidado a participar de um evento com advogados criminalistas na próxima semana, em Cuiabá.
Ele fará uma participação em um debate durante o encontro, onde falará da experiência dele como preso e condenado pela Justiça.
Marcelo VIP, como é conhecido, é considerado um dos maiores golpistas do país. Ele foi condenado a 34 anos e cinco meses de prisão e cumpre a pena em liberdade.
A Operação Regressus, da Polícia Civil, apurava que Marcelo teria entregue à Justiça documentos de empresa de fachada para comprovar que estava trabalhando e assim conseguir a progressão do regime de pena ao qual foi condenado.
O evento ao qual Marcelo foi convidado é organizado pela Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (ABRACRIM), previsto para ser realizado na segunda (5) e terça-feira (6).
Segundo o conselheiro nacional da Abracrim em Mato Grosso, Luciano Nascimento, o encontro reunirá advogados criminalistas, palestrantes especializados no assunto, estudantes e profissionais da área.
No debate, Marcelo falará da importância de se dar crédito às pessoas condenadas e processo se recuperação e readaptação na sociedade.
“Ele [Marcelo] faz parte de um painel, onde falará sobre o sistema criminal e penitenciário. Ele foi convidado a dar sua visão, como pessoa condenada, sobre a advocacia e importância do advogado criminal”, comentou ao G1Nascimento.
O painel onde Marcelo participará tem como palestrante o advogado criminalista Roberto Parentoni.
Parentoni é diretor Nacional de Interiorização da ABRACRIM, atuou em algumas das defesas de repercussão nacional.
Entre eles estão os casos: Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola (apontado como o principal líder de um grupo criminoso); Marcos Kitano Matsunaga (diretor da Yoki alimentos, assassinado em maio de 2012), Cláudio Fernando de Morais (membro da Mancha e conhecido como 'Dudu da Mancha'); e Irmãos Batista, da delação do Grupo JBS.
Marcelo Nascimento está solto desde o dia 8 deste mês após permanecer na cadeia por quase 40 dias. Marcelo havia sido preso no dia 31 de agosto, durante a 2ª fase da Operação Regressus, acusado de fraude processual para a progressão de regime.
Em abril deste ano, Marcelo já havia sido preso, na 1ª fase da operação, mas um mês depois da prisão, no Centro de Ressocialização de Cuiabá, ele foi solto.
Considerado um dos maiores golpistas do país, Marcelo inspirou o filme e no livro “VIPs – Histórias Reais de um Mentiroso, com atuação de Wagner Moura no papel do golpista. Piloto de avião, Marcelo é acusado de aplicar diversos golpes em, pelo menos, quatro estados.