Bandidos arrombaram um túmulo no Cemitério do Distrito de Boa Esperança do Norte, no município de Sorriso (a 398 km ao Norte de Cuiabá) e levaram o caixão onde estava uma ossada humana de 10 anos.
O furtou foi comunicado à Polícia Civil pelo subprefeito de Boa Esperança, Calebe Francisco França.
No boletim de ocorrência, Calebe revela que foi ao cemitério, por volta das 7h, e encontrou a sepultura completamente destruída. Ao verificar o túmulo percebeu que os criminosos levaram o caixão “com tudo que tinha dentro”.
Porém, o túmulo não tem identificação e, por esse motivo, ainda não foi possível identificar o morto.
A Polícia Civil abriu investigação do caso, no entanto, ainda não há suspeitos. Os investigadores avaliam que dentro caixão haviam objetos de valor.
O crime para quem violar ou profanar sepultura ou urna funerária é previsto no Artigo 210 do Código Penal brasileiro, e pode resultar em prisão de um a três anos, além de multa.
Outro caso:
Em julho deste ano, Robson Luiz Gomes, de 24 anos, foi preso pela Polícia Militar depois de violar um túmulo e furtar uma ossada do cemitério José Tiburski, na cidade de Peixoto de Azevedo (a 690 km de Cuiabá).
Ao ver a polícia, Robson Luiz largou a sacola e saiu correndo, mas os policias conseguiram capturá-lo. Ao ser contido, Robson tentou agredir os policiais. Ele também teria deitado no chão para impedir que os policiais o algemassem.
Na sacola, os militares encontraram uma ossada humana, com ossos de diversos tamanhos, inclusive um crânio