Na sexta-feira. Dia 02 de novembro comemora-se o Dia de Finados. Neste sentido, a reportagem do Grupo Amplitude de Comunicação registrou uma grande movimentação na manhã desta quinta-feira, 01 de novembro, no Cemitério Parque da Saudade, em Juara.
Dezenas de pessoas foram ao cemitério limpar os túmulos, colocar flores e velas para seus entes queridos. No dia 02 de novembro, é grande o movimento de pessoas no cemitério e duas missas serão celebradas pela Paróquia São José, o que já virou tradição nesta data.
Além católicos que vão ao cemitério rezar pelos seus mortos, os evangélicos e pessoas de outras crenças também comparecem ao local e distribuem panfletos com temas relacionados a vida espiritual.
Muitos vendedores aproveitam a data para faturar algum dinheiro vendendo flores, coroas e velas e montam suas barracas próximas aos portões de entrada do cemitério.
HISTÓRICO:
Segundo Léon Denis, pensador espírita, médium e um dos principais continuadores do espiritismo depois da morte de Alan Kardec, o estabelecimento de uma data específica para a comemoração dos mortos é uma iniciativa dos ‘druidas’, pessoas encarregadas das tarefas de aconselhamento, ensino, jurídicas e filosóficas dentro da sociedade ‘celta’ e que acreditavam na continuação da existência depois da morte e se reuniam nos lares, no dia 1º de novembro.
A partir do século XIII, a doutrina católica passou a dedicar o dia 02 de novembro como Dia dos Fiéis Defuntos, Dia dos Mortos ou Dia de Finados.