Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Maggi diz à vereadores que ministério vai liberar recursos para plantio de café em Juara/MT.

Fortalecimento da agricultura familiar.

Data: Quarta-feira, 29/11/2017 16:34
Fonte: Assecom/Câmara Municipal/Juara

Em reunião no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através do ministro, Blairo Maggi, que recebeu os vereadores de Juara, Valdir Leandro Cavichiolli, João Rissotti, Flávio Valério e Eraldo Markito, o ministro anunciou investimentos na ordem de R$ 6 milhões para o plantio de café na Região Noroeste de Mato Grosso. 

Blairo Maggi fez questão de frisar aos vereadores que acredita no potencial da região e que a razão do investimento é fortalecer o plantio de café no Estado.

 “Em Mato Grosso, já existe um programa para café. Agora vamos entrar com este reforço. Há cerca de um mês estive no estado vizinho, RO, em Alta Floresta do Oeste, para participar de uma audiência pública do Senado sobre o café. Também, visitei uma lavoura de café Robusta (clonal) de 4 hectares, que produz 190 sacas/ha. Como Mato Grosso tem solo e clima semelhantes, tenho certeza que teremos ótimos resultados”, explicou.

Para os vereadores que compunham a caravana de Juara, o encontro com o ministro Blairo Maggi foi de grande valia, pois o anúncio do ministro impulsiona a agricultura familiar na região.

“A cultura do café alavanca a renda das pessoas da agricultura familiar. Aliás, a região de Juara já experimentou o cultivo de café e já provou que o solo é propício para a planta. Vamos agora buscar as parcerias para que o café possa vir a ser mais uma fonte geradora de emprego e renda para as pessoas” argumentou o vereador Léo Boy (PR).

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal, vereador, João Batista Rissotti destacou a importância dos recursos do ministério para e região de Juara.

“Há muitas pequenas propriedades quase que ociosas no entorno de Juara e que podem ser produtivas com esta cultivar. O nosso encontro com o ministro da agricultura, Blairo Maggi, em Brasília foi positivo em defesa dos interesses de nossos pequenos agricultores. Já vai liberar recursos para as mudas de café em nosso viveiro, primeiro passo importante para se iniciar este processo” comemorou Rissotti (PSDB).

O plantio do grão deve ocorrer por meio de parcerias com a Embrapa, Senar, universidades e prefeituras. A tecnologia utilizada é de mudas de café clonal, que são adequadas para a região.