Mais de 30% da safra de soja em Mato Grosso já foi comercializada antes do fim do plantio do grão, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). O aumento no preço da saca do grão e a instabilidade econômica auxiliaram para a comercialização antecipada das lavouras.
Em uma propriedade localizada em Campo Verde, a 139 km de Cuiabá, cerca de mil hectares de soja foram plantados na segunda quinzena de setembro. O produtor Adair da Rocha contou que 35% da produção já foi vendida, sendo 30% a mais em relação ao mesmo período do ano passado.
“Nós saímos na frente devido à instabilidade do mercado. Os preços estavam oscilando, então esperamos que os custos fossem bons”, disse.
Cada saca de soja está sendo vendida a R$ 75. O preço da saca do grão teve aumento de 20% em relação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com o gestor técnico do Imea, Paulo Ozaki, cerca de 33% das lavouras do estado já foram vendidas, o que representa um aumento de 12% em comparação a outubro de 2017.
“Tivemos preços melhores e isso estimula tanto o aumento de área, como a comercialização antecipada”, contou.
Em outra fazenda em Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá, cerca de 70% da safra foi comercializada. Além do aumento de preço do grão, a oscilação do dólar ajudou nas vendas.