Com as fortes chuvas registradas desde o fim de semana, ruas e avenidas em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, ficaram alagadas e muitas casas foram invadidas pela água, no Bairro Nova Sul. Na noite dessa segunda-feira (5), moradores usaram canoa como meio de locomoção.
Um dos moradores desse bairro disse que o problema é constante e que, em período de chuva, a principal avenida fica intransitável. "A água está entrando nas casas. A gente espera do poder público uma resposta urgente, o povo não aguenta mais, está de saco cheio", afirmou.
Nessa segunda-feira, a prefeitura informou que está tomando medidas emergencias, mas que as obras são paliativas e que a solução definitiva seria a construção de um sistema de drenagem.
Estão sendo abertas valas para o escoamento da água na intenção de evitar os alagamentos, segundo a Secretaria de Planejamento Urbano e Obras do município.
De acordo com a prefeitura, os alagamentos foram causados pelas obras de construção do anel viário, que são de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Por isso, a administração municipal criou uma comissão em busca de solução junto ao Ministério Público Federal (MPF).
Já o Dnit informou que os alagamentos não têm ligação com as obras do anel viário e sim com o crescimento da cidade.