Mato Grosso deve colher na próxima safra 63,5 milhões de toneladas de grãos, segundo estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgada nesta quinta-feira (8). A quantidade colhida corresponde a quase o dobro do Paraná, que deve produzir 37,6 milhões de toneladas e é o segundo maior produtor do país.
Depois de Mato Grosso e do Paraná, aparecem no ranking o Rio Grande do Sul (31,5 milhões), Goiás (22,8 milhões) e Mato Grosso do Sul (18,8 milhões).
No Brasil, a produção total de grãos está estimada entre 233,7 e 238,3 milhões de toneladas para a safra 2018/2019.
A expectativa é que haja um crescimento entre 2,5% e 4,5% em comparação com a safra anterior.
O clima é apontado pela instituição como fator importante para a produção no estado. Em outubro, Mato Grosso apresentou volume de chuvas abundante, regular e satisfatório.
As chuvas, segundo o documento, proporcionaram o adiantamento dos trabalhos de semeadura da soja, que já passam de 80% até o fechamento do mês. Na mesma época do ano passado, contabilizava-se 40,5%.
Principal produtor do grão no país, a Conab estima que haja um crescimento na área destinada à cultura em relação ao espaço destinado na temporada passada.
"A continuidade do crescimento da área de soja ocorre mesmo com todos os obstáculos, tais como: encarecimento dos fretes rodoviários, dólar elevado, o que demonstra a força do agronegócio de Mato Grosso em se manter firme mesmo em cenários de adversidades”, diz trecho da estimativa;