Integrantes do Museu do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Etnocultural, Natural e Artísitico do Vale do Arinos (Museu do Vale do Arinos) mantiveram reunião com o prefeito Carlos Sirena, para definir o endereço onde o mesmo será instalado.
Em princípio seria no prédio da Biblioteca Municipal, porém o edifício precisa de uma reforma para adequar suas instalações as necessidades do museu. No encontro com o chefe do Poder Executivo ficou definido que o museu vai ocupar o prédio que se encontra no centro da Praça dos Colonizadores, onde era a 1ª CIA de Polícia Militar e a central de vídeo monitoramento da cidade.
De acordo com Saulo Augusto, coordenador do Museu do Vale do Arinos, a partir do dia 07 de dezembro, um grupo de voluntários estará levando os móveis e algumas peças que estão sendo catalogadas para o local. Segundo ele, a inauguração será nas festividades de aniversário de Juara e estará e o museu será aberto à visitação pública.
“A população da região terá a sua história preservada, desde o início da colonização, seus pioneiros, seus fundadores. Agradeço aos senhores vereadores que aprovaram a lei criando o Museu do Vale do Arinos e ao prefeito pelo respaldo que a cultura está recebendo. Vamos guardar a memória daqueles que desbravaram este chão” argumentou Saulo Augusto.
O Museu do Vale do Arinos tem estatuto e regimento interno próprios e sua finalidade é identificar, recolher, catalogar, registra, preservar, inventariar, expor e dar publicidade aos testemunhos da cultura material e imaterial relacionadas com a Região do Vale do Arinos, que vão constar em seu acervo, com a anuência dos municípios.
O Museu do Vale do Arinos foi criado pelo Projeto de Lei do Legislativo nº 004/2017, de autoria de Valdir Leandro Cavichiolli (PR) e aprovado por todos os vereadores em 11 de dezembro de 2017.
Veja o vídeo das máquinas do antigo Cinema de Juara (CINE CHAVE DE OURO),reportagem feita em julho de 2013:
Equipamentos do antigo cinema de Juara. Equipamento sugerido pelo Jornalista Paulo Becker para ser inserido no patrimônio cultural de Juara e agora no Museu do Vale do Arinos.