Cinco empresários do ramo de óleo lubrificante foram presos, durante a operação “metal nas nuvens”, deflagrada pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), na terça-feira (13), em Cuiabá, Várzea Grande, região metropolitana da capital e Poconé, a 104 km de Cuiabá. Os detidos são suspeitos de atuarem irregularmente no setor e crimes ambientais.
Além dos empresários, outras cinco pessoas foram autuadas por crimes ambientas, porém, não foram detidas.
Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, oito empresas, onde produtos perigosos eram armazenados de maneira irregular ou havia estoque de óleo contaminado, foram embargadas.
De acordo com o delegado, Gianmarco Paccola Capoani, nas empresas fiscalizadas, os policiais, agentes e peritos, apreenderam 161 tambores com capacidade de 200 litros de óleo, cinco containers, sete tanques horizontais, dois tanques verticais e 17 galões com capacidade de 20 litros. Também foram apreendidos dois caminhões-tanque.
A estimativa é que cerca de 100 mil litros de produto perigoso e nocivo ao meio ambiente forma apreendidos. Os produtos apreendidos ficarão à disposição da Justiça.
Ainda segundo delegado, para o manuseio, armazenamento e transporte de óleo lubrificante, são necessárias licenças específicas, pois trata-se de produto altamente perigoso e que pode causar sérios danos ao meio ambiente e à população.
Os empresários detidos também terão de pagar multa no valor de R$ 60 mil, cada um.