O Curso básico de boas práticas de fabricação e manipulação de alimentos aconteceu na tarde dessa quinta-feira (30), no antigo plenário na câmara de vereadores do município de Juína e reuniu produtores.
O curso teve como objetivo capacitar, apoiar e auxiliar os manipuladores de alimentos a aperfeiçoarem o controle sobre requisitos na categorização dos alimentos, reduzindo assim as doenças associados ao consumo.
O ministrante do curso foi o Drº Rodrigo Olegário Ferreira, médico veterinário e consultor técnico em tecnologia de alimentos do SEBRAE, que ressaltou a importância da capacitação para os produtores do município.
“Essa tarde é um complemento de algumas atividades que a gente já vem desenvolvendo há seis meses aqui em Juína, um processo de consultoria via Sebrae e prefeitura, onde o principal objetivo é trazer aos produtores de alimentos, alternativas para que eles possam regularizar na questão sanitária, para que evite problemas na comercialização dos produtos deles, seja artesanal e de origem animal ou não.” - ressaltou.
Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as formas seguras de preparar os alimentos e as principais regras da Vigilância Sanitária. Ao final do curso, os participantes que concluíram satisfatoriamente a avaliação obtiveram um certificado e estarão aptos a realizar tarefas com mais qualidade e segurança.
“Momento importante para que o empreendedor consiga certificar sua produção, ter melhores hábitos, manuseio, na manipulação e na fabricação desses alimentos. Isso é um passo para poder estar trabalhando no processo de certificação dos produtos, onde Juína passa agora a ter um selo de qualidade.” – disse Ildamir Teixeira de Farias, técnico da secretaria de agricultura de Juína.
Ildamir adiantou ainda, que será lançado no próximo domingo na feira municipal o programa de certificação de produtos artesanais, denominados como “sabores de Juína”.
Para o produtor de polpas de frutas, Voneberg Sonego, o conhecimento adquirido no curso foi muito grande - “Juína ganha com isso. A gente agradece que eles estão aqui para estar ensinando a gente a manipular os alimentos. Todos serão beneficiados e o conhecimento que adquirimos é muito grande.”
A comerciante de doces e salgados, Suzana da Silva Graeff, na oportunidade pode sanar algumas dúvidas referente a regularização dos produtos oferecidos.
“Podemos alinhar o trabalho que a gente gosta de fazer, que vamos poder trabalhar certo e levar um produto de qualidade para o consumidor, é maravilhoso. Vem tudo de encontro com nosso pensamento, em trabalhar certinho e crescer cada vez mais.”