A maioria dos internautas que participou de uma enquete lançada pelo G1 na última segunda-feira (26) é contra a utilização de sacolas plásticas nos mercados de Mato Grosso.
O resultado mostra que 61,42% são contrários à utilização, enquanto 38,58% se mostram favoráveis às sacolas de plástico. Veja os resultados aqui.
A enquete foi lançada devido a um projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Wilson Santos (PSDB), que proíbe o comércio de usar essas embalagens para colocar as compras dos clientes.
O projeto determina que os estabelecimentos comerciais forneçam sacolas de papel com matérias-primas biodegradáveis que não agridam a natureza para os clientes transportarem os produtos.
A lei, se aprovada em segunda votação e sancionada pelo governador Pedro Taques (PSDB), se aplica apenas às embalagens fornecidas pelo próprio estabelecimento para o acondicionamento e transporte dos produtos, não se aplicando às embalagens originais dos produtos.
Caso os supermercados disponibilizem sacolas plásticas, elas devem ser retornáveis ou confeccionadas com material biodegradável de ciclo curto.