Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Trump e outros líderes chegam a Buenos Aires para participar da cúpula do G20

Presidente americano desmarcou encontro com Putin. Theresa May, Shinzo Abe e Michel Temer já estão na capital argentina.

Data: Sexta-feira, 30/11/2018 07:36
Fonte: G1

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chegou nesta quinta-feira (29) a Buenos Aires para participar da cúpula de líderes do G20, o que marca sua primeira visita a América Latina desde que chegou ao poder há quase dois anos.

Já estão na capital argentina: a primeira-ministra do Reino Unido (Theresa May), os premiês do Japão (Shinzo Abe), da Austrália (Scott Morrison), do Canadá (Justin Trudeau), os presidentes do Brasil (Michel Temer), da França (Emmanuel Macron) e da Coreia do Sul (Moon Jae-in) e o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohamed bin Salmán, entre outros líderes.

chanceler alemã, Angela Merkel, não chegará na hora prevista por ter sido obrigada a fazer uma escala em Colônia, na Alemanha, quando viajava para Buenos Aires devido a um problema técnico no seu avião.

Participam da reunião do G20 também altos representantes de organismos como a ONU e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

A “guerra comercial” e as preocupações com o crescimento da economia mundial devem se destacar entre as principais discussões.

 

Trump

 

A reunião que Trump pretendia realizar no sábado (1º) com o presidente russo, Vladimir Putin, foi cancelada, devido às detenções de navios ucranianos por parte de Moscou no mar Negro, mas o americano espera ter encontros produtivos durante a visita à Argentina.

 

"Cheguei à Argentina para dois dias muito ocupados. Reuniões importantes estão programadas. O nosso grande país está muito bem representado. Será muito produtivo!", afirmou no Twitter, pouco depois de pisar em solo argentino.

 

Trump aterrissou às 22h14 (23h14 de Brasília) no aeroporto internacional de Ezeiza. Ele estava acompanhado também da sua filha e assessora, Ivanka Trump, e seu genro e assessor, Jared Kushner; além do secretário de Estado, Mike Pompeo, e o chefe de gabinete da Casa Branca, John Kelly.

Eles foram recebidos pelo ministro de Relações Exteriores argentino, Jorge Faurie, o presidente da Câmara dos Deputados, Emilio Monzó, e o presidente provisório do Senado, Federico Pinedo.

Sua passagem na capital argentina estará marcada por sua reunião prevista para o sábado com o presidente da China, Xi Jinping, na qual podem alcançar um acordo que freie a guerra comercial entre os dois países.

Trump também terá reuniões bilaterais nesta sexta (30) com o presidente argentino, Mauricio Macri, e se espera que participe da assinatura do novo acordo comercial entre EUA, México e Canadá, conhecido como T-MEC.

Outros líderes com os quais conversará em privado serão a chanceler alemã, Angela Merkel; os primeiros-ministros do Japão, Shinzo Abe, e da Índia, Narendra Modi; e os presidentes sul-coreano, Moon Jae-in, e turco, Recep Tayyip Erdogan.

A presença de May no encontro ganha especial relevância por ser a primeira vez que um premiê britânico pisa em Buenos Aires desde a guerra travada pelos dois países em 1982, pela soberania das ilhas Malvinas, que foi vencida pelos ingleses.

A única vez que um chefe de governo britânico tinha visitado a Argentina anteriormente foi em 2001, quando o então primeiro-ministro Tony Blair esteve em Puerto Iguazú, no norte do país.

May enfrenta um importante desafio de aprovar no parlamento britânico um plano para a saída do Reino Unido da União Europeia, que ficou conhecido como Brexit, terá vários encontros bilaterais, entre eles com o presidente argentino.