Josimar Gomes Amanda (Formiga) e Jefferson da Silva (Jeffinho), ambos detentos da Penitenciária Central do Estado (PCE) eram os responsáveis por comandar uma quadrilha especializada em assalto a banco, desmantelada pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e a Delegacia de Mirassol D’Oeste (300 quilômetros de Cuiabá), nesta sexta-feira (07).
A delegada Juliana Chiquito Palhares explicou que os dois apontados como os líderes da quadrilha agiam de dentro da penitenciária: “Os dois que estão presos na PCE são os que orientam toda ação aqui fora. Em que pese fisicamente estarem reclusos, eles ativamente participam dos crimes”, disse.
“Os dois presos são pessoas contumazes na prática criminosa e que demonstram experiência bastante aprofundada no manuseio dos equipamentos utilizados pela organização. Ficou demonstrado que eles assessoraram toda a ação criminosa. Com a continuidade, vamos aprofundar nestas informações para traçar toda a dinâmica do assalto”, acrescentou a delegada.
Há informações de que os dois acompanhavam a ação criminosa através de videochamada, já que teriam bastante experiência com os equipamentos utilizados na ação, dando uma espécie de 'consultoria' aos outros integrantes.
A Justiça decretou 11 mandados de prisão e 13 ordens de busca e apreensão. Nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande foram presos: Felipe da Silva, Maycon da Silva, Thiago Furlani de Souza, Allyson Domingos de Oliveira. Os suspeitos Josimar Gomes Amanda (Formiga) e Jefferson da Silva (Jeffinho) tiveram os mandados cumpridos na Penitenciária Central do Estado (PCE). Em Mirassol D’ Oeste foram presos Fabiano de Paiva Mazali e Rosenil da Costa.
O furto registrado na madrugada de 9 de fevereiro, na cidade de Mirassol D’Oeste, deixou danos nas portas de acesso à agência, que foram arrombadas para que os bandidos tivessem acesso ao cofre do banco. Os criminosos cortaram os mecanismos de acionamento do sistema de alarme e ainda a fiação das câmeras de segurança.
No local foram encontrados abandonados discos de corte, um boné preto e luva. Os suspeitos deixaram a agência pulando o muro da agência que dá acesso ao um terreno vazio.
A ação conta com a participação dos policiais civis alunos do 2º Curso de Operações Antissequestro, que finaliza nesta sexta-feira (07) com a atividade operacional, possibilitando aos alunos colocarem em prática a metodologia da capacitação realizada nas duas últimas semanas.